ABBI – Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial
Blog
Biotecnologia 18 de abril de 2018

Biotecnologia voltada para a promoção de um mundo mais sustentável

Por Pedro Luiz Fernandes, da Novozymes

Ter no DNA a inovação nos faz atuar, a cada dia, para administrar da melhor maneira os recursos do mundo. Ao atuar com a bioinovação criamos soluções que ajudam as indústrias a tornarem seus produtos mais sustentáveis, a impactarem positivamente e ambientalmente o desenvolvimento de projetos inovadores e que cooperam para modificar, de forma positiva, o mundo.

Essa é uma imensa responsabilidade que demonstra o quanto acreditamos que é preciso ajudar as indústrias a produzirem produtos mais sustentáveis e é exatamente por isso que acreditamos na grande capacidade da biotecnologia em fazer a diferença e ser uma importante solução para os problemas mais complexos da humanidade, como é o caso daqueles apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, particularmente, o de número 9, que propõe até 2030 um esforço conjunto para ajudarmos as empresas a se reabilitarem e serem mais sustentáveis, visando uma maior eficiência no uso de recursos e também uma adoção adequada de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos.

A indústria hoje é capaz de otimizar o processo de produção de biocombustíveis que podem reduzir em até 130% as emissões de gases, gerando, assim, menor impacto ambiental e, principalmente, ajudar a reduzir as mudanças climáticas. Graças à Biotecnologia, hoje é possível desenvolver soluções sustentáveis para a fabricação de insumos para toda uma gama da cadeia produtiva, indo do setor de produtos alimentícios, têxteis, limpeza, além de tratamento de água. Oferecer soluções biológicas inovadoras nos faz buscar, diariamente, formas de aprimorar nossas pesquisas e recursos tecnológicos, em conjunto com os representantes de todo mundo que, em setembro de 2015, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, uniram forças para divulgar os ODS e aderir à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Todos estamos empenhados em aumentar o impacto industrial positivo na sociedade nas próximas décadas, pois juntos encontramos respostas biológicas para melhorar as vidas em um mundo em crescimento.

Esta agenda coloca o mundo em um caminho para um futuro mais sustentável, viável e de baixo carbono. Os ODS proporcionam uma plataforma de parceria para governos, sociedade civil e empresas para ajudar a enfrentar esses novos desafios.

O mundo em crescimento necessita de mais alimentos e da agricultura mais sustentável, de energia renovável e também de água e ar mais limpos e, nesse caminho, ao alavancarmos a nossa experiência da biotecnologia com a sustentabilidade, é possível que sejamos pioneiros em novos conceitos e ferramentas para realizar avaliações de impacto dos ODS, além de avaliar e priorizar o nosso pipeline de tecnologia, inovações de modelos de negócios e oportunidades de parceria, para aumentar o impacto mundial positivo.

Pedro Luiz Fernandes é Vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novozymes.