Confira o artigo “Mercado de Carbono: regulação no Brasil é inadiável”

O presidente executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), Thiago Falda, assina artigo sobre a regulação do mercado de carbono, publicado no Portal Jota em 2 de março. No texto, Falda destaca a proposta que será analisada pelo Senado Federal nas próximas semanas.

No texto, Falda defende que o mercado regulado de carbono, com lastro, transparência e segurança jurídica, possibilitará ao país efetivar o processo de descarbonização de sua produção com a garantia de que as emissões de gases de efeito estufa serão, de fato, reduzidas e/ou compensadas com ações reais de reflorestamento e a adoção de energias limpas. Isso ganha ainda mais importância frente ao compromisso internacional do país, firmado no Acordo de Paris, de zerar suas emissões até 2050.

Segundo ele, entre os avanços alcançados pela proposta, “há a expressa proibição de dupla regulação, evitando de o mesmo setor ser regulado por leis diferentes, o que dará segurança jurídica e a participação do mercado voluntário nas compensações das emissões pelo setor regulado”.

Leia o artigo na íntegra em https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/mercado-de-carbono-regulacao-no-brasil-e-inadiavel-02032024