ABBI – Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial
Blog
Tecnologia 1 de agosto de 2018

Dia 1 de agosto, Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day)

O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) acontece nesse 1 de agosto, a data mais recente desde que o planeta entrou em sobrecarga pela primeira vez no início da década 1970

Para mover a data (#MoveTheDate), a Global Footprint Network contribui com soluções, ações e com a Calculadora da Pegada Ecológica para ajudar a prosperar dentro dos limites do planeta.

OAKLAND, Califórnia, EUA – 2018 — A partir do dia 1 de agosto, a humanidade terá esgotado os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em 2018, de acordo com a Global Footprint Network, uma organização internacional de investigação pioneira no cálculo da Pegada Ecológica.

A Pegada Ecológica é a área biologicamente produtiva necessária para suportar as necessidades de um indivíduo ou a população de uma dada região em termos de alimentação, fibras, produtos florestais, sequestração de carbono e área para infraestruturas. Atualmente, as emissões de carbono representam 60% da Pegada Ecológica da humanidade.

O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), calculado anualmente, marca a data a partir da qual o consumo de recursos naturais ultrapassa a capacidade de regeneração dos ecossistemas para esse ano. Desde que o planeta Terra entrou em sobrecarga pela primeira vez no inicio da década de 1970, o Dia da Sobrecarga da Terra tem sido assinalado cada vez mais cedo: em 1997 ocorreu no final de setembro enquanto que, em 2018, assinalar-se-á a 1 de agosto. Por outras palavras, atualmente, é exercida uma procura 1.7 vezes superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas, ou seja, anualmente a humanidade usa os recursos equivalentes de 1.7 planetas Terra.

Em todo o mundo, os danos causados pela sobrecarga são cada vez mais evidentes: desflorestação, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade ou acumulação de dióxido de carbono na atmosfera. Por sua vez, estes danos acentuam e dão origem a fenômenos, tais como as alterações climáticas, secas severas, incêndios florestais ou furacões.

“As economias atuais estão a gerir um esquema de pirâmide financeira com o nosso planeta”, afirma Mathis Wackernagel, CEO e cofundador da Global Footprint Network. “Estamos usando os recursos futuros da Terra para operar nossas economias no presente. Como qualquer esquema de pirâmide, isso funciona por algum tempo. Mas à medida em que as nações, empresas ou famílias se aprofundam cada vez mais em dívidas, acabarão por entrar em colapso”.

“Chegou o momento para acabar com este esquema Ponzi ecológico”. Chegou o momento para mover a data (#MovetheDate). Isto é crítico para a humanidade prosperar”, acrescentou Wackernagel.

#MoveTheDate: mover a data rumo à sustentabilidade

No entanto, é possível inverter esta tendência. Se o Dia da Sobrecarga da Terra fosse adiantado 5 dias todos os anos até 2050, seria possível retornar ao nível em que usávamos os recursos de um só planeta. Para assinalar o Dia da Sobrecarga da Terra, a Global Footprint Network sugere alguns passos e estima o seu impacto na alteração no Dia da Sobrecarga da Terra. Por exemplo: se 50% do consumo de carne for substituído por uma dieta vegetariana, a data mover-se-ia 5 dias; uma redução de 50% da componente do carbono na Pegada Ecológica moveria a data 93 dias.

Investigadores da Global Footprint Network e da Schneider Electric estimaram que, caso fossem implementadas diversas tecnologias atualmente disponíveis em edifícios, processos industriais e na produção elétrica, a data poderia ser movida pelo menos 21 dias, sem qualquer perda de produtividade ou conforto. Contudo, a estimativa é conservadora dado que se baseia na tecnologia oferecida pela Schneider Electric’s, no entanto, outras tecnologias disponíveis no mercado poderiam mover a data ainda mais.

Elementos da campanha de 2018:

  • Calculadora da Pegada Ecológica (www.footprintcalculator.org) agora disponível em Inglês, Francês, Italiano e Espanhol. Permite aos usuários calcular a Pegada Ecológica individual e o Dia da Sobrecarga da Terra pessoal. A calculadora foi utilizada por mais de 13 milhões de pessoas.
  • Pelo terceiro ano consecutivo a Global Footprint Network e os seus parceiros convidam o público a explorar um conjunto de passos para mover a data (“Steps to #MoveTheDate”), o movimento global que apoia a saída da humanidade da sobrecarga ecológica.
  • As mudanças sistémicas requerem um envolvimento individual, bem como a mobilização a uma larga escala para que instituições, desde empresas a governos, se empenhem na redução da sobrecarga. A campanha inclui um apelo à ação: desde a sensibilização de amigos e família; à organização de eventos locais para promover a ideia de prosperar dentro dos limites planetários; ao contacto com governantes; até à criação de programas no local de trabalho para demonstrar aquilo que a Pegada Ecológica pode fazer.

“Na Global Footprint Network acreditamos que o uso excessivo dos ecossistemas da Terra constitui um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta na atualidade, sendo que as alterações climáticas são uma parte importante desse desafio”, concluiu Wackernagel. “Transformar as nossas economias para responder a este desafio não é uma tarefa fácil. No entanto, da mesma forma que no passado a humanidade usou criatividade e engenho, poderemos fazê-lo novamente para criar um futuro próspero, livre de combustíveis fósseis e destruição do planeta”.

Recursos Adicionais:

Para calcular o Dia da Sobrecarga da Terra pessoal e a Pegada Ecológica individual: www.footprintcalculator.org

Move a data do Dia da Sobrecarga da Terra: www.overshootday.org

Segue nas redes sociais: #MoveTheDate

Os resultados da Pegada Ecológica de países de todo o mundo estão disponíveis na plataforma de dados:  data.footprintnetwork.org

Acerca da Global Footprint Network

A Global Footprint Network é uma organização internacional de investigação que está a mudar a forma como o mundo gere os recursos naturais e responde às alterações climáticas. Desde 2003, a organização envolveu-se com mais de 50 nações, 30 cidades e 70 parceiros globais para apoiar a tomada de decisão. Juntos, criamos um futuro em que todos podem prosperar dentro dos limites do nosso planeta.
www.footprintnetwork.org

Contatos Media::

Amanda Diep (English) – Califórnia, Estados Unidos da América
Gestora de Comunicaçõesr
Global Footprint Network
+1 (510) 839-8879 x 309
amanda.diep@footprintnetwork.org

Laetitia Mailhes (English and French) – França a 21 de julho; Califórnia, Estados Unidos da América depois de 21 de julho
Media & Outreach
Global Footprint Network
+1 (415) 930-9057
laetitia.mailhes@footprintnetwork.org