ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação

Diretoria

Bernardo Silva – Presidente Executivo

Bernardo Silva foi nomeado Presidente Executivo da ABBI em janeiro de 2015. Previamente, ele trabalhou no Fórum Econômico Mundial em Cologny, Suíça, supervisionando assuntos corporativos e a agenda da organização na América do Sul. Ele também atuou por cerca de 15 anos com relações governamentais e liderou ações de mobilização e advocacy pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (ApexBrasil) e pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em Brasília, Brasil.

Bernardo obteve um Mestrado em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy da Tufts University, um MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e é bacharel em Ciências Econômicas. Ele também foi o primeiro brasileiro a ser aceito como um Global Leadership Fellow pelo Fórum Econômico Mundial em 2011. Em 2017, foi eleito pelo conselho editorial do Biofuels Digest (maior canal de notícias sobre bioeconomia avançado do mundo) e seus leitores como uma das 100 personalidades mais influentes da bioeconomia avançada global, ocupando a 51a posição em sua última edição.

Maurício Adade – Presidente do Conselho Diretor

Mauricio Adade é Presidente Regional da DSM Latin America e Vice-Presidente Regional de Nutrição e Saúde Humana. Em sua posição atual desde 2015, ele é responsável pela implementação de estratégias regionais para 16 países nas regiões, liderando mais de 2000 pessoas. Maurício iniciou sua carreira no Brasil em 1988, quando atuou como gerente técnico e de marketing da Roche Vitaminas. Em 1992, foi nomeado Diretor de Nutrição e Saúde Humana da Roche no México e, em 1998, foi transferido para Cingapura como Diretor Regional de Nutrição e Saúde Humana Ásia/Pacífico, onde permaneceu até em 2001, quando assumiu a Vice-Presidência Global da Unidade Industrial Fármacos, na sede da Roche Vitaminas em Basileia, Suíça. Após a aquisição da Roche Vitaminas pela Royal DSM em Outubro de 2003, Maurício Adade foi nomeado Vice-Presidente Executivo e Head Global de Marketing da DSM Nutritional Products em 2006, Presidente Global de Nutrição e Saúde Humana da DSM. Em 2010, Maurício Adade assumiu a posição de Diretor de Marketing na sede da DSM em Heerlen.

Engenheiro de Alimentos formado pela UNICAMP, com MBA em Administração de Empresas pela ESPM, Mauricio é também Presidente da Global Malnutrition Partnerships & Programs e Presidente do Conselho da Africa Improved Foods, em Ruanda – África. A principal responsabilidade é desenvolver ativamente e implementar parcerias e programas públicos, privados e outros, abordando efetivamente as questões de desnutrição em todo o mundo.

Raphaella Gomes – Vice-presidente do Conselho Diretor

Raphaella é Head da Raízen Ventures, responsável pela área de inovação e pelo desenvolvimento de novos negócios da Raízen Energia. Atua como conselheira das empresas Iogen Energy Corporation, Raízen Geo Biogás S.A. e Raiz Prev, além de ser diretora estatuária da Fundação Raízen e do Instituto Raízen Cultura. Anteriormente ocupou o cargo de Head do Jurídico Corporativo, M&A e Compliance do Grupo Raízen, onde desenhou e implementou o Programa de Compliance e liderou vários projetos nacionais e internacionais de fusões, aquisições, emissão de dívida (bonds) e mercados de capitais.

É formada em Direito na UFF e se especializou em Direito Corporativo e Mercados de Capitais na FGV. Estudou na IESE Business School e concluiu o Programa de Educação Executiva em 2016. Em 2017 foi nomeada pela prestigiada instituição da Legal 500 como uma das advogadas mais influentes e inovadoras da região tendo sido incluída na General Counsel’s POWERLIST BRAZIL.