ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação
Notícias
20 de março de 2016

ABBI participa de missão oficial sobre biotecnologia na União Européia

Missão proporciona troca de experiências sobre observatórios de biotecnologia

O Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil enviou à Europa, em fevereiro, integrantes da ação Implantação do Observatório de Inovação em Biotecnologia no Brasil e sua Interação com o Observatório de Bioeconomia da União Europeia – Fase II, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A atividade reforçou o intercâmbio de informações e o diálogo entre os especialistas dos dois observatórios, favorecendo o desenvolvimento de ambas as iniciativas.

Participaram da delegação brasileira: Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, Coordenador Geral de Biotecnologia e Saúde do MCTI; Maguida Fabiana da Silva, Tecnologista em Ciência e Tecnologia da Coordenação Geral de Biotecnologia e Saúde do MCTI; Cecília Leite Oliveira, Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Geraldo Bueno Martha Junior, Coordenador do Labex-USA, programa de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos Estados Unidos; e Bernardo Silva, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI).

O primeiro compromisso da comitiva foi em Ispra, Itália, onde foi visitado o Institute for Environment and Sustainability do Joint Research Centre (JRC), instituição de pesquisa responsável pelo Observatório de Bioeconomia da União Europeia. Na ocasião, os brasileiros ouviram de especialistas do JRC as lições aprendidas durante a implementação do referido observatório europeu e os planos para dar continuidade a essa iniciativa, além de tratarem de possíveis colaborações entre  si.

A programação também incluiu a participação no workshop “Uma Visão global das Indústrias de Base Biológica: avaliação e monitoramento da sua importância econômica e desenvolvimentos futuros”, em Sevilha, Espanha. “Tratou-se um momento importante de trocas de experiências entre os especialistas europeus e brasileiros envolvidos nas temáticas da bioeconomia e biotecnologia, principalmente no que diz respeito ao monitoramento e avaliação do setor de indústrias de base biológica”, relatou Maguida Fabiana.

Luiz Henrique Mourão destacou a importância da missão. “Foi fundamental para fortalecer a cooperação entre brasileiros e europeus envolvidos nessa temática dos observatórios. Para a delegação brasileira, a missão facilitou o entendimento da nova estrutura do Observatório Europeu de Bioeconomia e proporcionou a prospecção de novas áreas potenciais para a colaboração Brasil-União Europeia”, ponderou.

Fonte: Diálogos Setoriais União Européia – Brasil