ABBI – Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial
Notícias
6 de dezembro de 2018

Avançando a bioeconomia sustentável: um novo capítulo para a Plataforma para o Biofuturo

 

De acordo com análises e descobertas de agências e organizações como IPCC, IEA e IRENA, o mundo tem que aumentar significativamente o uso de bioenergia nos setores de transporte, calor, indústria e energia na próxima década, a fim de limitar o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2ºC.

Com políticas e práticas adequadas, a implantação de bioenergia e materiais e produtos químicos de base biológica também pode reduzir a poluição atmosférica, aumentar a diversidade e a segurança energética, reduzir a dependência de fontes fósseis e promover o desenvolvimento social e econômico.

Em novembro de 2017, durante a UNFCCC COP 23, um grupo dos principais países unidos na coalizão da Plataforma Biofuture concordou em ampliar a bioeconomia de baixo carbono e desenvolver metas e planos de ação para aumentar de forma sustentável a implantação de bioenergia e produtos de base biológica. A Declaração de Biofuture Vision preparou o caminho para aumentar a ambição e orientar outras ações da iniciativa.

Agora, no dia 10 de dezembro de 2018, na COP24, os países e parceiros da Plataforma para o Biofuturo renovarão seu compromisso com a ampliação da bioeconomia sustentável de baixo carbono e escreverão o próximo capítulo dessa iniciativa. Este evento de alto nível, a ser realizado no Pavilhão Polonês, será coorganizado pelo Presidente da UNFCCC COP24, Michał Kurtyka, o Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol, e o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Edson Duarte.

O evento deste ano incluirá: i) o lançamento do relatório “Criando o Biofuturo”; ii) os destaques das principais novas iniciativas e políticas nacionais dos países membros do Biofuture para aumentar a bioeconomia; e iii) o anúncio e formalização do caminho a ser seguido pela iniciativa acordada pelos países membros, incluindo um novo marco de governança e o aumento de o engajamento da IEA com a iniciativa (ver projeto de programa).

O evento se baseará em reuniões bem-sucedidas da Biofuture Platform durante a COP22 e a COP23, durante as quais foram tomadas decisões pelos Estados Membros para lançar a Plataforma Biofuture (COP22, Marrakesh) e endossar a Declaração Biofuture Vision “Ampliando a bioeconomia de baixo carbono: uma desafio urgente e vital ”(COP23).

Para maiores informações, acesse: http://biofutureplatform.org/events/biofuture-platform-at-cop24/