ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação
Notícias
29 de novembro de 2016

Canadá torna-se o primeiro país a adotar um Padrão de Combustíveis Limpos e dá passo importante para o biofuturo


A Ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Canadá, Catherine McKenna, anunciou que o país adotará um padrão nacional de combustíveis limpos, como um passo importante para a ação contra as mudança climáticas e à favor do crescimento da bioeconomia avançada canadense.

Esta liderança se baseia nas iniciativas já implementadas em nível estadual pela Columbia Britânica, Oregon e Califórnia, e favorecerá a disponibilidade e a competitividade de biocombustíveis na bomba.
LCFS vs imposto de carbono ou padrões de combustível renovável

A decisão de adotar o primeiro padrão nacional de combustíveis limpos no mundo é um passo importante e audacioso e demonstra que a produção e uso de biocombustíveis ​​avançados pode ir lado a lado com o crescimento econômico. Um padrão de combustíveis limpos canadense complementa o recente anúncio da EPA dos EUA, que está fortalecendo o padrão de combustível renovável norte-americano.

Um padrão de combustíveis limpos promoverá reduções de carbono muito além do que poderia ser alcançado somente pela precificação de carbono. Ao contrário de um preço sobre o carbono, que se baseia em tornar os combustíveis fósseis mais caros e desencorajar seu uso, um padrão de combustível limpo estimulará investimentos diretos em novas tecnologias, como o etanol celulósico.

Leia na íntegra o pronunciamento da Ministra McKenna aqui.