ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação
Notícias
30 de agosto de 2016

Parceria entre governos do Brasil e Estados Unidos promove a biotecnologia industrial

 

Com enorme satisfação informamos o início do Diálogo Comercial Brasil – EUA em Química Verde, fruto de parceria do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) com o Departamento de Comércio Americano. O Diálogo começou no dia 22 de agosto e promoverá diversos encontros e discussões ao longo de 2016.

Química Verde é campo que desenvolve produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso ou a geração de substâncias perigosas. A química verde aplica-se em todo o ciclo de vida de um produto químico (concepção, fabrico, utilização e eliminação final) e inclui os seguintes elementos:

  • A substituição de produtos existentes com alternativas menos tóxicas
  • Uma mudança na direção (não-petróleo) matérias-primas renováveis
  • Escolhas de matérias-primas químicas e desenho de processos
  • Sensibilização e utilização da informação e ferramentas que estão disponíveis
  • Integração e ancoragem firme em regimes de regulação existentes e propostas

A indústria química mundial é um mercado em expansão avaliado em cerca de US$ 3 trilhões. Além da importância econômica desse mercado, o avanço da Química Verde pode evitar passivos ambientais e sociais e contribuir positivamente para a minimização das alterações climáticas.

Dessa forma, considerando a potencialidade da química verde para o meio ambiente e para a consolidação de uma indústria sustentável, e avaliando a necessidade de pensarmos estrategicamente e coletivamente as políticas públicas sustentáveis, foram convidadas a fazer parte desse Diálogo instituições brasileiras que são referência no assunto e que podem trazer questões interessantes ao debate: ABBI, ABDI, ABIQUIM, BNDES, EMBRAPA, MMA. A troca de experiência e a interlocução e o fortalecimento de uma rede de atores interessados nessa temática (academia, governo e empresas) permitirá o desenvolvimento de projetos de cooperação entre instituições de ambos os países, com externalidades para os campos comercial, ambiental, tecnológico e regulatório.

Não há limite para participação, de modo que o convite é estendido a outras pessoas e instituições. Nesse caso, informações dos possíveis participantes (nome, instituição, cargo, telefone e e-mail) devem ser enviadas para bruno.duarte@mdic.gov.br e daniella.rocha@mdic.gov.br.

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO