ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação
Notícias
7 de julho de 2017

ABBI participará do painel de Biotecnologia Industrial no Seminário ABIQUIM de Tecnologia e Inovação 2017

abiquim

ABIQUIM Informa, Ano 28, nº604, 07 de julho de 2017

Nos dias 12 e 13 de julho a Abiquim realiza o Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação, durante o 46º Congresso Mundial de Química (IUPAC 2017), principal evento científico da Química, que acontece pela primeira vez na América do Sul, na capital paulista.

A abertura do Seminário, no dia 12, contará com a participação do presidente da Frente Parlamentar da Química, o deputado federal João Paulo Papa (PSDB/SP). Em seguida será realizada a palestra ‘Tecnologias de Conversão de Biomassa para Combustíveis, Químicos e Materiais’, pela diretora do Instituto Senai de Inovação em Biomassa, Carolina Andrade.

No mesmo dia será realizado, no período da manhã, o painel ‘Soluções Tecnológicas da Química para o Setor de Óleo & Gás’, que debaterá os avanços tecnológicos nesses segmentos e contará com a participação da cientista de Pesquisa e Desenvolvimento da Oxiteno, Jaqueline Martins de Paulo; do chefe de Serviços Técnicos da Clariant para América Latina, Antonio Pedro Oliveira Filho; do pesquisador sênior e gerente de Desenvolvimento de Negócios do setor de Óleo & Gás da Solvay, Eder Torres; do gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Dow para América Latina, Fabio Zanetti; do engenheiro químico da Petrobras, Rodrigo Pio; e do professor do Research Centre for Gas Innovation (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP), Edmilson Moutinho. A moderação será feita pelo coordenador da Comissão de Tecnologia da Abiquim e gerente executivo de Inovação e Engenharia da Elekeiroz, Rafael Pellicciotta.

Ainda no dia 12, o período da tarde, será realizado o painel ‘Desafios da Biotecnologia Industrial no Brasil’, com a participação da gerente da American Chemical Society no Brasil, Denise Ferreira; do presidente executivo da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), Bernardo Silva; do diretor de Pesquisa e Inovação da Solvay, Gabriel Gorescu; e do diretor executivo de Saúde, Segurança e Regulatórios da Amyris, Giani Valent. O debate será moderado pelo gerente do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos, Paulo Coutinho.

A programação do dia será encerrada com a palestra ‘Status da Regulamentação do Novo Marco Legal de C, T&I’, feita pela advogada Natalia Rebello, vice-líder do Grupo de Trabalho Marco Legal da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), convidada pela própria entidade para detalhar o trabalho do grupo, que tem o objetivo de mapear, estudar e dar pareceres sobre a legislação atual de inovação, incluindo projetos de lei em andamento, debates sobre os vetos, impactos sobre políticas de inovação, dentre outros documentos e normas que tenham relação com o tema.

No dia 13, a programação será aberta com a palestra ‘EMBRAPII – Apoiando a Inovação na sua Empresa’, que será realizada pelo diretor de Planejamento e Gestão na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), José Luis Gordon. Em seguida será realizada a palestra ‘Tecnologia e Inovação para Superar Desafios Globais e Escassez de Água’, pelo vice-presidente e gerente geral da Ecolab, Luis Gustavo Pereira.

Ainda no período da manhã será realizado o painel ‘O Setor Químico e a Indústria 4.0’, que  promoverá um debate sobre a aplicação da digitalização no processo industrial e contará com a participação internacional do professor e doutor da Sociedade de Engenharia Química e Biotecnologia da Alemanha (Dechema), Willie Meier; do consultor da IBM Brasil para a indústria química, Luis Arouche; do gerente de inovação em produtos da Nalco, empresa da Ecolab, Juan Carlos Escobar; e do vice-presidente de Serviços Técnicos da Basf para América do Sul, Willi Nass. A moderação será feita pelo diretor executivo da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha), Johannes Klingberg.

No período da tarde, será realizado o painel ‘Venture Capital como Mecanismo de Fomento à Inovação’, que abordará sistemas de captação de recursos financeiros para inovação, com a participarão da gerente executiva da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Ângela Ximenes; do gerente de portfólio da gestora Inseed Investimentos, Jairo Margatho; do gerente de Marketing Digital da Basf na América Latina, Almir Araújo; do CEO da OXI Ambiental, Juliano Andrade; e do diretor da I.Systems, Igor Santiago. O painel será moderado pelo gerente de Gestão da Inovação e Conhecimento da Braskem e vice-coordenador da Comissão Temática de Tecnologia da Abiquim, Rafael Fabra Navarro.

O encerramento do Seminário será realizado pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Marcelo Strama.

Abiquim participa de Simpósio sobre indústria na IUPAC: A Abiquim também participa do Congresso Mundial de Química por meio do simpósio ‘Química para Inovação Industrial’, organizado com o Senai Cetiqt, que será realizado nos dias 10 e 11 de julho, com apresentações que abordarão temas como a indústria de baixo carbono, gestão da inovação, biorrefinarias, oportunidades de fomento e química sustentável.

O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação será realizado no WTC Sheraton, na Avenida das Nações Unidas, nº 12.559 – Brooklin Novo, em São Paulo. Por acontecer dentro da IUPAC 2017 – 46º Congresso Mundial de Química, os participantes do seminário também poderão participar dos painéis e simpósios realizados no Congresso Mundial de Química, que acontecerá de 9 a 14 de julho.

Os associados da Abiquim terão o mesmo desconto que os associados da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).  Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com a MCI, no email: registrobrasil@mci-group.com

Clique aqui para ver a programação provisória do seminário.

Clique aqui para ver a programação completa da IUPAC 2017.

Clique aqui para ver a programação do simpósio Química para Inovação Industrial

O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação tem patrocínio da Birla Carbon, Chemical Abstracts Service (CAS), Croda, Ecolab, Elekeiroz, Innova, Oxiteno, Senai Biomassa e Senai Cetiqt. Além do apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Dechema (Sociedade para Engenharia Química e Biotecnologia da Alemanha), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim),  Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).