ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação
Notícias
24 de abril de 2018

Seminário Biotecnologia 4.0 reunirá os principais atores da Indústria 4.0 e da biotecnologia industrial brasileira

Compreenda o cenário mundial e as perspectivas para a indústria brasileira

A indústria 4.0 pode ser considerada como uma convergência de tecnologias disruptivas que irá mudar o modelo industrial para um novo patamar. Para discutir como a biotecnologia está inserida na nova revolução industrial e como ela é impactada, o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e o SENAI Departamento Nacional, está organizando o Seminário Biotecnologia 4.0, na sede da CNI em São Paulo, no dia 11 de maio.

Com o apoio da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial – ABBI, o evento terá a participação dos principais players industriais e líderes do governo na área. Bernardo Silva, Presidente Executivo da ABBI, Diego Cardoso, Gerente de Novos Negócios em bioprodutos da DSM, Marcelo do Amaral, CEO da Globalyeast, e Mateus Lopes, Gerente de Inovação em Renováveis da Braskem são alguns dos nomes confirmados que trarão exemplos de como a biotecnologia industrial está sendo impactada e está impactando a indústria 4.0.

Temas como simulação e conexão serão abordados através do debate com exemplos na pesquisa e na manufatura: como novos sensores, equipamentos e inteligência artificial aplicada à pesquisa garantem o avanço na biotecnologia; e como a automação, big data, análise e controle avançado de processos e a IoT impactam na forma de trabalho e na comunicação na cadeia industrial.

O RenovaBio é outro importante tema que será tratado, de como ele poderá impactar os investimentos e a competitividade do setor de biocombustíveis. O Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, José Mauro Ferreira Coelho, irá apresentar os avanços no desenho dos modelos que regularão esta política.

Por fim, representantes do MDIC, MMA e MCTIC também trarão suas reflexões sobre o tema, o diagnóstico no Brasil, e discutirão como podemos construir uma visão brasileira de biotecnologia 4.0. São eles: Fábio Larotonda, Diretor do Departamento de Políticas e Programas de Desenvolvimento do MCTIC; Luciano Cunha de Sousa, Coordenador de Novos Negócios, e Rafael Moreira, Assessor Especial, ambos do MDIC; e Rafael Marques, Diretor de Apoio ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do MMA.

 O evento é gratuito. Acesse o site para mais informações.